sábado, 3 de janeiro de 2009

Começa o agendamento para inspeção veicular em São Paulo

JORGE SOUFEN JR
do Agora

O agendamento para a inspeção veicular ambiental de São Paulo em 2009 começa na próxima segunda-feira. Passam a ser obrigados a participar da vistoria neste ano os carros fabricados a partir de 2003 e as motos de qualquer ano --além de todos os veículos a diesel, que já precisavam fazer a avaliação em 2008.

A inspeção recomeça em 1º de fevereiro e vale para veículos licenciados na capital. Para fazer o agendamento, o motorista precisa entrar no site da empresa Controlar, se cadastrar e escolher local e data.

O motorista deverá pagar uma tarifa de R$ 52,73, mas a prefeitura promete restituir o valor do tributo neste ano. A maneira como o reembolso será feito, porém, ainda não foi divulgada pela prefeitura.

Todos os veículos a diesel e as motos devem fazer a vistoria. Para os carros a gasolina, álcool, gás e bicombustível, só os fabricados a partir de 2003 estão na lista. Donos de automóveis fabricados de 2002 para trás não precisarão se preocupar neste ano.

Neste último caso, a regra também valeria para todos os carros, mas a prefeitura recuou no final do ano passado: tirou da obrigação exatamente os veículos mais velhos --os que poluem mais.

Com isso, cerca de 770 mil motos, 320 mil veículos a diesel e 1,51 milhão de carros deverão passar pela vistoria. O total é de 2,6 milhões de veículos, 41% da frota de 6,3 milhões da capital.

De acordo com a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, a decisão de reduzir a obrigação em relação à frota dos carros aconteceu porque a adesão dos veículos a diesel no ano passado foi baixa: só 38 mil fizeram a vistoria no prazo previsto, 13% do total que deveria ter aparecido até dezembro.

Com a fraca adesão, o dinheiro arrecadado não seria capaz de garantir a construção dos 33 centros de inspeção previstos no contrato entre a prefeitura e a Controlar.

Penalidades

Durante a inspeção, que dura aproximadamente 20 minutos, são feitos testes e vistorias no veículo. A liberação de gases pelo escapamento para saber se isso está de acordo com o permitido em lei é um deles.
Os veículos aprovados na inspeção recebem um certificado e um selo --este deverá ser fixado no vidro dianteiro.

Se o veículo for rejeitado, o motorista terá 30 dias para regularizá-lo e fazer uma nova inspeção. Se houver a reprovação final, terá que reiniciar todo o procedimento.

Quem não levar seu carro para a vistoria veicular poderá ser obrigado a pagar uma multa de R$ 550. Também não poderá licenciar seu veículo no ano que vem. A inspeção pode ser feita fora do prazo, mas, enquanto o veículo estiver irregular, poderá ser multado.

Nenhum comentário: